Comunidade São Pedro

História da Comunidade
Em meados de 1979, tendo participado do Cursilho de Cristandade, o casal Pedro e Dulce, moradores do Bairro Vila Holândia, tomou a iniciativa e reuniu um grupo de moradores do bairro. O assunto principal do encontro era discutir a fundação de uma nova comunidade católica. Todos se animaram com a ideia. O casal disponibilizou, então, sua própria residência para a realização das celebrações, na época realizada por Padre Jacinto Domene Martins.
Em 1981, o casal mudou-se para a cidade de Paulínia e as celebrações passaram a ser na residência do casal Carlos e Nair Aparecida (Dona Cida). O pároco nesta época era o Padre Gilberto Edison Schneider, que em comum acordo com os moradores do bairro, nomeou o padroeiro da nova comunidade: São Pedro.
Em 1985, já com o novo pároco, Padre Ercílio Turco foi realizada a primeira quermesse na comunidade, que reverteu um montante significativo para as futuras obras. Em 1986 foi comprado um terreno e dado início à construção da Igreja da Comunidade São Pedro, em 1989. Logo em 1990, as celebrações já eram realizadas em uma pequena sala da capela. Hoje, depois de muito trabalho e dedicação, a Igreja está pronta e preparada para receber os novos discípulos de Jesus que se tornarão pescadores de almas, assim como o nosso Padroeiro.
Os 10 primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos descrevem a atuação marcante do apóstolo Pedro, o grande líder da comunidade cristã após a morte de Jesus. É ele que faz o primeiro discurso no dia de Pentecostes, convertendo milhares de pessoas; é ele quem intercede para acontecer o primeiro milagre, a cura do homem coxo. Também é ele o primeiro a ser preso como responsável pela nova religião e quem convoca o primeiro concílio dos apóstolos, tomando a palavra no conclave. Segundo a tradição, mais tarde, Pedro foi para Antioquia, onde permaneceu sete anos na direção da Igreja e de lá seguiu para Roma, onde permaneceu até a morte, em 29 de junho do ano 67 dC. Há provas irrefutáveis de que Pedro foi sepultado onde hoje está a maior igreja do mundo: a Basílica do Vaticano.
E é com este mesmo espírito de comunidade que os moradores da Vila Holândia, trabalham com amor e dedicação para fazer dessa nossa igreja um exemplo de fé e perseverança.

Missas e Celebrações
Todos os sábados às 19h30

Pastorais Existentes
Catequese Infantil: Sábado às 09h00
Crisma: Sábado às 10h00
Grupo de terço e Legião de Maria: Segunda-feira às 15h00
Hora Santa: Quarta-feira às 15h00

Coordenadores
Ednéia A. J. Cunha
Jacy da Silveira Cunha

Endereço
Rua Caieiras, 116 – Vila Holândia – Distrito de Barão Geraldo – Campinas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*