Comunidade Nossa Senhora das Graças (Jardim do Sol)

História da Comunidade
Toda caminhada começa com o primeiro passo. E, muitas vezes, nesse momento, não temos a consciência do caminho iniciado. Assim surgiu a Comunidade de Nossa Senhora das Graças.
Em 1998, o casal João e Lourdes Cassanti mudaram-se para o Jardim do Sol. Encontraram no bairro o casal Odovílio e Ivani Freitas, antigos amigos dos tempos do Barreirinho, uma vila da Fazenda São Francisco da Rhodia. Começaram a reza do terço. Convidando os vizinhos, viram o crescimento do grupo, com muita oração, comunhão e amizade.
Outra prática que o casal João e Lourdes trouxe foi a das Celebrações Eucarísticas realizadas nas casas dos participantes dos Grupos de Quarteirão da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Nova, em Campinas.
No Grupo a que pertenciam, a Celebração acontecia próximo ao dia de São João Batista. Assim, em 1999, foi celebrada a primeira Missa no Jardim do Sol, presidida pelo Cônego Luiz Carlos Magalhães, que se seguiram pelos anos.
A caminhada tinha agora um novo rumo. No dia 25 de junho de 2004, o Padre José Luis Araújo presidiu a Celebração Eucarística no bairro. Em sua homilia, falou da sua confiança nos cristãos católicos do Jardim do Sol para um trabalho mais organizado e articulado com a Paróquia Santa Isabel. Como Pastor que acolhe e anima a caminhada de fé, oração e serviço aos irmãos, deu a direção a ser seguida. O desafio foi aceito pela Comunidade, com apreensão e confiança absoluta nos desígnios de Deus.
Em 4 de agosto, reunida com o Padre José Luís, a Comunidade escolheu a sua Padroeira, Nossa Senhora das Graças. Foi a oficialização daquela que acompanhava os terços desde o início da caminhada. Esse dia ficou marcado como o nascimento da Comunidade Nossa Senhora das Graças, apresentada oficialmente no CPP, como nova filha da Paróquia Santa Isabel, no dia 10 de agosto de 2004.
Tomou posse, também, o primeiro grupo de coordenação, tendo a frente Gerbes Zanco, Edemir Brocardi e José Luiz Maioli. O trabalho da Pastoral da Catequese, da Liturgia e de assistência aos doentes teve início, atendendo aos moradores do Jardim do Sol e do Solar de Campinas.
Com o amadurecimento da comunidade, outras pastorais e serviços foram criados. Ministros da Palavra, da Eucaristia e da Saúde foram investidos. Um grupo de pessoas dá vida e continuidade à catequese, à liturgia, à ação social. Outras estão engajadas na formação de coroinhas, na realização de bingos e de atividades missionárias. Há campanhas que integram as crianças da catequese com a comunidade e assim atendem demandas de famílias menos favorecidas, enquanto ensinam solidariedade.
Assim, a comunidade Nossa Senhora das Graças segue sua caminhada na construção do Reino de Deus. Firme, perseverante e guerreira.
A Eucaristia foi celebrada durante muitos anos nas casas dos moradores, a exemplo das primeiras comunidades cristãs. Fonte de vida e união, congregou pessoas de boa vontade que, com persistência, se organizaram para adquirir um terreno para a construção da igreja. Batalhas sucessivas, muita dedicação, mais expressivas contribuições financeiras das comunidades Santa Luzia (do bairro Nova Campinas) e Nossa Senhora das Graças (Vila Nova) viabilizaram a aquisição do terreno à Rua do Sol, 409, em 2012 e obras subsequentes.
A construção do templo está em curso, assim como a construção de uma comunidade que acolhe espiritualmente pessoas do Jardim do Sol, Solar de Campinas e Conj. Ibirapuera. Juntos, com a Luz do Espírito Santo, sob a proteção de Maria, a comunidade caminha. A cada novos desafios, na esperança de contribuir efetivamente com a obra de Deus.

Missas e Celebrações
1º e 3º Domingo às 10h00

Pastorais
Catequese Infantil: Segundas-feiras (2ª etapa) e quartas-feiras (1ª etapa) das 19h30 às 20h30
Grupo de Terço: Quartas-feiras às 20h00

Coordenadores
Mário Peterlevitz Frigerio
Maria Coningham

Endereço
Rua do Sol, 409 – Jardim do Sol – Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*