Comunidade Nossa Senhora de Fátima (Village)

História da Comunidade
A história da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Village Campinas, teve sua origem nos anos 70, no Jockey Club, onde havia um salão que era usado como capela. As celebrações aconteciam aos sábados, com padres da Paróquia Nossa Ssenhora. Auxiliadora, que contavam com o apoio da Equipe de Casais da paróquia, na preparação da liturgia e mais tarde, também na catequese.
Nos anos 80, iniciou-se o trabalho de evangelização no loteamento Piracambaia e chácaras Leandro, com celebração de missas, para facilitar a participação das pessoas que moravam mais distantes. Os locais eram improvisados, um barracão, no sítio da dona Celina e na quadra de esportes das chácaras Leandro.
No final da década, é feita a doação de um terreno no Village ao colégio Liceu para que fosse construída uma capela, a fim de juntar estas três células numa única comunidade. O então pároco Pe Luiz Castanheira, falecido em 2.005, não mediu esforços até ver edificado a nossa primeira capela. Contou com a ajuda incansável de muitas pessoas, lideradas pelo casal: Sr. Mário e D. Lourdes. Infelizmente, em 2001, esta capela foi demolida por ser uma construção irregular, fora construída no local reservado à viela sanitária.
Ao mesmo tempo era construído, no terreno ao lado, o local onde hoje é a nossa capela, que seria uma Casa para Retiros da Paróquia N. Sra. Auxiliadora. Com a troca de pároco, Pe. Wagner propôs a mudança da capela, por ser um local maior e que não estava sendo utilizado pela paróquia.
A comunidade recebeu o nome de Senhora de Fátima quando recebeu de presente uma linda imagem, importada de Portugal. Em Abril de 1.990, a imagem chegou do Jockey à capela em procissão. No Natal deste ano foi celebrada a primeira missa na comunidade. Em 24 de Outubro de 1.993, a comunidade recebeu outra imagem, maior que a primeira, houve uma grande festa, procissão com a estátua da Virgem no carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do bairro, e esta passou a ser a imagem do altar.
Com a instalação da Paróquia Nossa Senhora da Paz, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima integrou-se às doze comunidades. Em 2.007, a comunidade construiu uma gruta para acolher a primeira imagem. No dia 13 de Maio, Festa da Padroeira, Pe Diogo Maciel fez a entronização da imagem de N. Sra. De Fátima, realizando um antigo sonho da comunidade.
Em Outubro de 2009, a comunidade passou a pertencer à família da Paróquia Santa Isabel, já que o Bairro Village é parte do Distrito de Barão Geraldo. Hoje, pertencemos a Paroquia Frei Galvão, que foi instalada no dia 14 de março de 2010, no qual contamos com administração exemplar do Padre Luiz Carlos Araújo.

Missas e Celebrações
Aos Domingos às 8h30

Pastorais
Catequese Infantil – domingos após as missas
Terço ou Grupo de Oração – quartas-feiras às 20h00

Coordenador
Maciel José de Santana

Endereço
Rua Norberto Vilas Boas, 134 – Village Campinas – Distrito de Barão Geraldo – Campinas/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*