São João e São Pedro: nossos Santos Juninos

No mês de Junho a Igreja celebra Festas de vários Santos. Na Paróquia Frei Galvão há duas comunidades cujos padroeiros são São João e São Pedro e os dias comemorados são 24 e 29, respectivamente.

No dia 24 de Junho, a Comunidade São João Batista (Bairro Real Parque) celebrou a festa do seu padroeiro, junto com a comemoração dos 40 anos da comunidade. São João Batista é conhecido como o Precursor, aquele que anuncia ou prepara a vinda de alguém. O pároco Padre Luiz Carlos citou três verbos que definem a vocação de João Batista: “Preparar: Ele veio preparar o caminho do Senhor, veio preparar as pessoas para que elas pudessem encontrar Jesus Cristo. Anunciar: Ele veio para falar “é este, não sou digno nem de desamarrar as sandálias dele”. Discernir: Veio para afirmar, mostrar que não existe outro. Será que estamos anunciando Jesus com as nossas vidas?”. A comunidade completa 40 anos, para conhecer um pouco mais sobre a história da comunidade clique aqui.

Na última quinta, 29 de junho, foi a vez da Comunidade São Pedro (Bairro Vila Holândia) que com muita alegria celebrou o dia de seu padroeiro. “O nome Simão significa fraco, frágil, mole. Mas quando Simão fez uma experiência com Jesus, Jesus o fez forte e por isso passou a se chamar Pedro que significa pedra, rocha firme. Em Atos dos Apóstolos (Capítulos 1 a 13) é possível ver que o Espírito Santo de Deus guiou Pedro e este foi responsável por organizar todo o início da igreja de Jesus (assim como Paulo, como descrito nos capítulos seguintes de Atos dos Apóstolos – por este motivo estes dois santos são considerados as colunas que sustentaram a igreja primitiva). Pedro, como todo homem, também teve dificuldades, também teve medos e dúvidas, mas sabia em quem acreditava, por isso ele se deu a conhecer e o Mestre soube valorizar este sentimento gostoso de Pedro que não teve vergonha, diante do Mestre, de dizer quem ele era. Pedro recebeu a chave do céu, hoje esta chave está em nossas mãos também. A chave serve para abrir (acolhida) e fechar (proteção), será que estamos acolhendo e protegendo nossos irmãos para que estejam mais perto de Cristo?” (Padre Luiz Carlos).

Celebrar a festa desses santos é celebrar o Amor de Deus pela humanidade! Confira alguns momentos das Festas de São João e São Pedro:

46e258aa-c33b-4bcc-bb94-b1a5b449378e
29/06/17 – Festa de São Pedro

Para ter acesso a todas as fotos, clique aqui, curta e acompanhe a página no facebook.