Onde colocamos nossas esperanças?

Referi‐vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. 
Coragem! Eu venci o mundo.” Jo 16,33

Iniciamos o ano de 2018 deixando para traz um 2017 marcado por catástrofes, tragédias e crises das piores possíveis em todos os âmbitos. Frente a todo esse panorama de desolação nos perguntamos: Onde está a nossa esperança? Onde está a solução?

Em Fátima assim como em várias das aparições de Nossa Senhora nos séculos recentes, dentre elas em La Salette e Akita, a Santíssima Virgem já nos dava a previsão com detalhes de tudo o que estamos vivendo e nos dava junto a solução: “Recitai o Rosário todos os dias para obter a paz para o mundo” 1.

O fato é que no ano em que se completou 100 anos das aparições em Fátima mesmo entre os devotos dessa manifestação da Mãe de Deus, muito poucos revisitaram e meditaram nas mensagens trazidas pela Virgem nessas aparições e em consequência não seguem os pedidos feitos, as orientações para obtermos a paz.

Se o mundo de hoje está submerso num oceano de males e exposto a perigos que o rondam de todos os lados, isto não se deve tão só às disputas econômicas e políticas, mas principalmente a uma grave crise moral e religiosa. É dela que surgem as angústias, as incertezas, a desorientação generalizada. 2

A mensagem de Fátima e o remédio contra os males do nosso tempo. 3

A mensagem de Nossa Senhora em Fátima, que teve grande importância naquele momento histórico em 1917, cem anos depois, mantém-se mais atual.  Nos dias de hoje, mais do que naquele tempo, as penitências e sacrifícios são remédios eficazes contra o mal da busca desenfreada pelo dinheiro, pelo prazer, pelo poder. O Santo Rosário é uma “arma” contra o poder dos demônios. E a devoção dos primeiros sábados, em reparação das ofensas contra o Imaculado Coração de Maria, é o caminho seguro para salvar muitas almas do Inferno e levá-las para o Reino dos Céus.

Mais do que nunca, as grandes ditaduras continuam agindo em nossos dias, através das ideologias, das falsas religiões, das lutas pelo poder e pelas riquezas. Estas ameaçam as famílias, as sociedades, as nações, o mundo inteiro. Em Fátima, a resposta que nos é dada pela Virgem Maria para vencer os poderes das trevas presentes no mundo não consiste em grandes ações políticas, mas na transformação dos corações, através da penitência e do sacrifício, da oração do Santo Rosário e da devoção ao Imaculado Coração de Maria.

Se ouvirmos os apelos de Nossa Senhora e formos obedientes, veremos no Brasil e em todo o mundo, aquilo que o Papa Bento XVI presenciou na sua visita ao local das aparições: “Em Fátima, vi centenas de milhares de pessoas que, através daquilo que Maria havia confiado a crianças, neste mundo cheio de obstáculos e fechamentos, reencontram de algum modo o acesso a Deus”. Este encontro dos filhos de Maria com o Senhor será o grande triunfo profetizado pela Santíssima Virgem: “por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.4

Oração do Papa São João Paulo II ao Imaculado Coração da Virgem Maria 

Confiando-Vos, ó Mãe, o mundo, todos os homens e todos os povos, nós Vos confiamos também a própria consagração em favor do mundo, depositando-a no Vosso Coração materno.

Oh, Coração Imaculado! Ajudai-nos a vencer a ameaça do mal que tão facilmente se enraíza nos corações dos homens de hoje e que, nos seus efeitos incomensuráveis, pesa já sobre a nossa época e parece fechar os caminhos do futuro!

Da fome e da guerra, livrai-nos!

Da guerra nuclear, de uma autodestruição incalculável e de toda espécie de guerra, livrai-nos!

Dos pecados contra a vida do homem desde os seus primeiros instantes, livrai-nos!

Do ódio e do aviltamento da dignidade dos filhos de Deus, livrai-nos!

De todo o gênero de injustiça na vida social, nacional e internacional, livrai-nos!

Da facilidade em calcar aos pés os mandamentos de Deus, livrai-nos!

Dos pecados contra o Espírito Santo, livrai-nos, livrai-nos!

Acolhei, ó Mãe de Cristo, este clamor carregado do sofrimento de todos os homens!

Carregado do sofrimento de sociedades inteiras!

Que se revele, uma vez mais, na história do mundo, a força infinita do Amor misericordioso!

Que ele detenha o mal!

Que ele transforme as consciências!

Que se manifeste para todos, no Vosso Coração Imaculado, a luz da Esperança!

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Por Claudio da Cruz
Ministro da Palavra, Comunidade São Pedro

claudio são pedro

Referências e notas:

1. Mensagem de Nossa Senhora nas aparições em Fátima
2. Existe uma solução para o mundo de hoje? publicado em arautos.org 28/12/2017
3. A mensagem de Nossa Senhora de Fátima publicado em blog.cancaonova.com/tododemaria 13/05/2016
4. PAPA BENTO XVI. Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os sinais dos tempos, p. 196 e 197

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*